23 May 2018

23 Maio 1988

We went driving through the Pantanal.  It was like a giant marsh that, at times, had so much water it looked like a river or sea.  It was full of garcas which seem to be pelicans and something called Tuyuyu.  It also had a lot of alligators.

Nós fomos dirigindo pelo Pantanal. Era como um pântano gigante que, às vezes, tinha tanta água que parecia um rio ou mar. Estava cheio de garcas que parecem ser pelicanos e algo chamado Tuyuyu. Também tinha muitos jacarés.

We drove all the way to Bolivia and crossed into Puerto Suarez.  To get into the country the drivers had to sign a piece of paper saying they wouldn't stay over 24 hours and leave the car's registration and their ID card with a guard.  The town was real little and only had a few, expensive souvenir shops.  It was a little concerning to have left important documents with the guards so after we looked in one shop we left.

Nós dirigimos todo o caminho para a Bolívia e cruzamos para Puerto Suarez. Para entrar no país, os motoristas tiveram que assinar um pedaço de papel dizendo que não ficariam mais de 24 horas e deixariam o registro do carro e seu cartão de identificação com um guarda. A cidade era muito pequena e tinha apenas algumas lojas caras de souvenirs. Foi um pouco preocupante ter deixado documentos importantes com os guardas, então depois de olharmos em uma loja da qual saímos.

On the way out of Bolivia I saw some women sitting along the side of the road with BIG wads of dollars and cruzados.  I remember them having big bags of white powder too.  At the guard station my Uncle asked what it was and the guards said "drug sellers".  This impression of Bolivia is still very vivid in my mind 30 years later.

No caminho para fora da Bolívia, vi algumas mulheres sentadas ao longo do lado da estrada com grandes quantidades de dólares e cruzados. Lembro-me deles com grandes sacos de pó branco também. No posto da guarda, meu tio perguntou o que era e os guardas disseram "vendedores de drogas". Essa impressão da Bolívia ainda é muito vívida em minha mente 30 anos depois.

At the time I reflected on my experiences in Paraguay and Bolivia - both were very short visits.  I decided that I liked Bolivia better because I didn't encounter anyone that spoke Portuguese (only Spanish - as if I encountered that many people) but in Paraguay some people didn't even speak Spanish but spoke Portuguese instead.  My words in 1988, "I think that is SO important, to be able to speak the official language of the country you live in."

Na época, refleti sobre minhas experiências no Paraguai e na Bolívia - ambas foram visitas muito curtas. Decidi que gostava mais da Bolívia porque não encontrava ninguém que falava português (só espanhol - como se eu encontrasse muitas pessoas), mas no Paraguai algumas pessoas nem falavam espanhol, mas falavam português. Minhas palavras em 1988, "Eu acho que é tão importante, poder falar a língua oficial do país em que você vive".

30 years later I still feel strongly about that and get VERY frustrated by the amount of people who live in the U.S., have lived here for decades, and don't speak English.  In today's society some people would say I was racist for thinking that way.  On the contrary, I feel like I learned the language when I lived in Brazil, I learned Spanish and never lived there, I'm not asking them to do anything I haven't already done myself.

30 anos depois, ainda me sinto fortemente sobre isso e fico MUITO frustrada com a quantidade de pessoas que moram nos EUA, moram aqui há décadas e não falam inglês. Na sociedade de hoje, algumas pessoas diriam que eu era racista por pensar dessa maneira. Pelo contrário, sinto que aprendi a língua quando morei no Brasil, aprendi espanhol e nunca morei lá, não estou pedindo que façam qualquer coisa que eu já não tenha feito.

30 years later I still remember a funny moment from this day trip.  We got on the subject of middle names, or maybe my mom just said my middle name because she like to say Jill Diana.  Then my little cousin Natalha misunderstood and thought my middle name was Bahiana - which is what you call someone from the Brazilian state of Bahia.  We laughed a lot at the cuteness of it.

30 anos depois, ainda me lembro de um momento engraçado desta viagem de um dia. Nós entramos no assunto de nomes do meio, ou talvez minha mãe acabou de dizer meu nome do meio porque ela gosta de dizer Jill Diana. Então minha pequena prima Natalha entendeu mal e achou que meu nome do meio era Bahiana - que é o que você chama de alguém do estado brasileiro da Bahia. Rimos muito com a fofura do mal-entendido.

No comments:

Post a Comment